jul 18 2013
Oracle BPA – Business Process Analysis Suite
Oracle BPA – Business Process Analysis Suite
O Oracle Business Process Analysis Suite é utilizado pelo analista de processo como principal ferramenta para mapear, documentar, analisar, redesenhar processos de negócios e estruturas organizacionais, macro processos e cadeias de valor.
Diferente de outros modeladores de processos que são utilizados exclusivamente para a representação gráfica, o Oracle BPA possui funcionalidades que extrapolam as funções de representação gráfica e que apoia a gestão do processo, sua manutenção, todo o seu ciclo de melhoria e sua institucionalização por meio da publicação.
As suas funcionalidades são as mesmas do ARIS da AG Software na sua versão 7.2.x tendo como vantagem as integrações com outras ferramentas da Oracle como a plataforma BPM Suíte. Esta integração permite uma disponibilização, na plataforma Oracle BPM, das diagramações dos Analistas de Processo para diminuir o trabalho de rediagramação por parte dos responsáveis por sua automação. Uma vez configurado, os analistas de processos podem fazer uso dos serviços da plataforma SOA e referenciá-los em seus desenhos de processo.
Dentre suas principais funcionalidades temos:
Gestão do Repositório de Processos Organizacional: Os processos são armazenados em uma base de dados centralizada de forma controlada e estruturada. Todos os processos da organização são mantidos nesta base com controle de acesso e segurança. Somente usuários autorizados podem acessar esta base, sendo possível configurar quem pode acessar cada processo e quais são estes direitos de acesso (leitura, alteração, exclusão, etc.). Estes mesmos controles são efetuados para outros diagramas como o da estrutura organizacional, cadeia de valor, macroprocessos, etc. .
Os processos e demais diagramas, colocados em uma única base permite, durante a análise e melhoria dos processos e diagramação de estrutura organizacionais, que atividades e unidades similares ou iguais sejam identificadas. Esta prática evita redundâncias nas bases e na organização de processos e unidades organizacionais.
A ferramenta permite cópias de segurança das bases e exportação de processos específicos entre bases. Dentro de uma mesma base, permite ainda, que sejam feitas cópias de ocorrência de um objeto. Desta forma, quando uma unidade organizacional ou um processo muda de nome, a mudança é replicada de forma automática em todos os outros lugares onde o objeto é referenciado. A cópia de ocorrência ainda permite formar uma análise matricial de que processos, unidades, sistemas, etc. são impactados com mudanças em determinados objetos na base.
Definição de metadados para objetos do repositório: são definidos atributos, de forma customizada, para qualquer objeto dentro do repositório. A definição destes atributos permitem a classificação e catalogação de informações sobre processos, atividades, unidades organizacionais, cadeias de valor, etc., de forma a se adequar a realidade da organização e suas necessidades de documentação. Os atributos ainda auxiliam na navegação pelo repositório ou na realização de pesquisas de forma avançada e específica.
Visão Top-down da Organização: Com a ferramenta podemos modelar uma visão de cima para baixo da organização. A diagramação vai de uma visão global com a cadeia de valor da organização, passando por seus macroprocessos, processos, estrutura organizacional, até mesmo seus objetivos estratégicos e os processos que os suportam. A diagramação pode descer a um nível de detalhamento que a organização escolher, podendo, inclusive, a chegar a Diagramas de Alocação de Função (FAD).
Definição de Relatórios Personalizados: A ferramenta permite a construção de relatórios personalizados que obtêm dados de qualquer objeto do repositório. Pode-se construir um relatório no formato DOC com as logos da instituição, em seus padrões de formação e conteúdo para os processos, macroprocessos, cadeia de valor ou suas estruturas organizacionais. Ela suporta vários formatos de documentos de saída, incluindo HTML. Uma vez elaborados, o analista de processo pode utilizá-los para extrair relatórios complexos de um novo processo com apenas alguns passos o que otimiza seu tempo e facilita dar publicidade a processos, cadeia de valor, macroprocesso, estruturas organizacionais, etc. .
Customização de Filtros Metodológicos: A ferramenta permite uma infinidade de símbolos, conexões, diagramas, atributos, objetos, etc. . Os filtros metodológicos customizáveis permitem a definição de metodologias de diagramação personalizadas e adaptadas a realidade da organização. Defini-se uma lista de diagramas, símbolos, objetos, atributos, etc., que são permitidos. As formas de diagramação, por meio da limitação de conexão entre elas, também são limitadas e definidas. Com este recurso é possível evitar erros de diagramação em processos, cadeia de valor, estrutura organizacionais, etc., agilizando assim o trabalho do analista de processos. Este recurso também garante a integridade e padronização das diagramações, objetos, atributos e símbolos na base.
Definição de Templates: Assim como ocorre com o filtro metodológico é possível a definição de padrões das formas de todos os objetos da base. Assim, é possível definir a cor, tamanho, fonte, disposição espacial de atributos, forma, etc., de cada objeto. O analista de processo pode diagramar de forma customizada e adaptada a metodologia do escritório de processos de forma rápida. Todos os objetos, uma vez utilizado o template, serão adicionados nos diagramas de forma totalmente padronizada.
Publicação dos Diagramas: Com vistas a dar publicidade e facilitar sua institucionalização, a ferramenta permite a publicação dos diagramas (processos, macroprocesso, cadeia de valor, estruturas organizacionais, FAD, etc.) em um portal pesquisável, com controles de acesso por usuários ou de forma pública. Os diagramas armazenados podem ser consultados por diferentes usuários da organização através da sua publicação neste portal de processos. O seu diferencial, em relação as demais ferramentas que realizam este tipo de publicação, é manter as regras de segurança, controle de acesso, filtros metodológicos, definição de templates, definição de meta dados dos objetos, etc. em sua publicação.
Trabalhos de forma colaborativa: a ferramenta permite que vários analistas de processo possam trabalhar em uma mesma base de dados mantendo a integridade dos objetos e diagramas trabalhados para evitar conflitos de acesso. Ela ainda permite uma auditoria das alterações feitas de um processo ao longo do tempo para saber exatamente quem fez o que em cada diagrama. Outra funcionalidade permite o versionamento dos diagramas para comparações futuras. O analista de processo pode analisar a evolução do processo por meio da análise de suas várias versões mantidas na mesma base.
Simulação de Processos: A simulação do processo permite que o analista verifique qual é o comportamento do processo em determinado cenário. Esta verificação permite que ele escolha qual a nova configuração do processo trará maior benefício para a organização. A simulação ajuda assim na melhoria dos processos. Como resultado, são gerados relatórios que demonstram de forma simulada o desempenho do processo, quais pontos de gargalo, quais as necessidades de recursos, entre outras informações nas configurações escolhidas para o processo. As diferentes simulações são comparadas com o objetivo de avaliar o ganho obtido com cada configuração.
Compatibilidade com o legado: uma de suas funcionalidades mais importantes é a compatibilidade com repositórios legados de versões antigas do ARIS e outros softwares de repositório de processos. Esta compatibilidade possibilita centralizar em uma única ferramenta e base todas as informações de processos, macroprocessos, cadeia de valor, estrutura organizacional, etc., da organização. Possibilita assim, aplicar seus relatórios, padrões, regras, publicações e demais funcionalidades listadas aqui nestas informações legadas.
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